PKDef, PRA-b e HCM
Deficiência da Enzima Piruvato Quinase (PKDef)
É uma anemia hemolítica hereditária causada por atividade insuficiente desta enzima reguladora que resulta em instabilidade e perda de células vermelhas do sangue. A anemia é intermitente, a idade de início é variável e os sinais clínicos também são variáveis.
Baseado em uma pesquisa com 38 raças, a mutação responsável para a deficiência de PK foi encontrada com frequência significativa nas raças Abissínio, Bengal, doméstico Shorthair e Longhair, Mau egípcio, La Perm, Maine Coon, Norueguês da Floresta, Savana, Siberiano, Singapura e Somali.
Esta condição é herdada como autossômica recessiva, ou seja, são necessários dois genes mutados para que se desenvolva a doença (homozigoto positivo). Gatos heterozigotos positivos (um gen mutado), não desenvolve a doença.
Testes de DNA nos gatos reprodutores, possibilita a detecção da mutação, deste modo, o criador responsável saberá realizar o manejo para não gerar animais doentes.
O Gatil TomiFerr Bengal possui padreadores e matrizes selecionados por exames genéticos, os quais garantem que os filhotes jamais desenvolvam PKDef.
Atrofia Progressiva da Retina do Bengal (PRA-b)
Cardiopatia Hipertrófica Felina (HCM)